Seu paciente tem problema com a autoestima?
Hummm… Isso me parece possível e até mesmo verdadeiro.
Mas como você chegou a esta conclusão?
Muitos profissionais reconhecem a baixa autoestima em pacientes depressivos, ansiosos, adictos, com transtornos alimentares, transtornos de personalidade, com problemas de relacionamentos conjugais, transição de carreira, entre outras diversas situações.
Porém, o “diagnóstico” de baixa autoestima é realizado de forma superficial, intuitivo e sem avaliações validadas. Isso permite que ocorra uma conceitualização inadequada e ineficiente de como intervir, tanto em pacientes clínicos e/ou não-clínicos.
Com mais de 10 anos oferecendo supervisão clínica para psicólogos e alunos de psicologia, uma questão muito comum nesses encontros é: “como ajudar meu paciente a melhorar sua autoestima?”
A maneira equivocada e simplista da compreensão sobre autoestima tem gerado confusão na prática terapêutica. Muitos psicólogos clínicos confundem com autoconceito ou autoimagem. Outros já traduzem para uma linguagem leiga como amor próprio (ou falta de amor próprio).
Esta postura clínica sem base teórico/prática atrapalha diretamente a intervenção em Terapia Cognitiva, interfere na motivação do paciente e sua prontidão para a mudança, além de aumentar as chances de abandono do paciente do processo terapêutico!
E eu quero evitar que você como profissional se sinta desta forma!
Intervir na autoestima amplifica o foco do tratamento para além do diagnóstico!
A autoestima é considerada um importante indicador da saúde mental por interferir nas condições afetivas, sociais e psicológicas dos indivíduos. Interfere, portanto, na saúde, no bem estar e na qualidade de vida da população em geral.
A autoestima é também um dos principais preditores de resultados favoráveis na adolescência e na vida adulta, tendo implicações em áreas como sucesso ocupacional, relacionamentos interpessoais e desempenho acadêmico
Independentemente de sexo, idade, instrução, formação cultural e trabalho, todos precisam ter autoestima, pois esta afeta praticamente todos os aspectos da vida; as pessoas que se sentem bem consigo mesmas, sentem-se bem a respeito da vida, estão aptas a enfrentar e solucionar os desafios com maior responsabilidade e confiança.
Na literatura acadêmica, diversas expressões são utilizadas para definir autoestima. Vou utilizar a que corresponde a uma avaliação do autoconceito formado pelos pensamentos e sentimentos referentes a si mesmo, que podem ser de orientação positiva (auto-aprovação) ou negativa (depreciação).
A formação da autoestima está relacionada a dois componentes: um cognitivo, que se refere aos pensamentos sobre determinado objeto, e outro afetivo, que determina a atitude positiva ou negativa do indivíduo em relação ao objeto.
Sua característica multidimensional mostra que a intervenção deve ser diversificada, não havendo protocolos pré-estabelecidos, rígidos e super-generalizáveis.
Não utilizam nem enfatizam instrumentos para avaliação da autoestima.
Percebem que o atendimento não avança.
Percebem o paciente desmotivado para continuar o processo terapêutico.
Avaliam que muitas sessões já ocorreram e o paciente ainda apresenta baixa autoestima.
O tratamento e as intervenções são hídridas, relacionando-se diretamente com a complexidade e cronicidade dos transtornos mentais envolvidos em cada caso particular.
O Curso Autoestima e Terapia Cognitiva: avaliação e intervenção apresenta uma forma organizada e inédita de compreender a autoestima, suas diversas dimensões e níveis, apresenta uma bibliografia atualizada e as mais eficientes intervenções e técnicas para pensar e sistematizar o atendimento.
Desta forma, o terapeuta compreende as possíveis dificuldades e complexidades do caso, evitando utilizar técnicas desnecessárias e ao mesmo tempo, motivar e aderir seu paciente no processo terapêutico, promovendo verdadeiramente uma melhora na autoestima e saúde mental do seu paciente.
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CRP 04/25126
Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Há mais de 14 anos atuo diretamente com atendimento clínico e supervisão clínica em psicologia, individual e em grupo.
Desde 2016, ofereço cursos de Extensão e Formação em Terapia do Esquema.
Por cinco anos, fui professora e supervisora de estágio de Ensino Superior da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá, Minas Gerais.
Sou sócia-fundadora e professora do Semente Cursos em Psicologia.
Somos referência no campo de ensino online no Brasil.
Desde então, somos mais de 1900 alunos inscritos!
Meu objetivo é desenvolver, capacitar e aperfeiçoar profissionais de psicologia e áreas da saúde através de um ensino de excelência e com metodologia diferenciada.
Amo meu trabalho! Fico satisfeita em saber que a profissão que escolhi permite ajudar muitos pacientes e familiares.
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