PSICOLOGIA CLÍNICA

TERAPIA PRESENCIAL

A terapia é aconselhada para aqueles que receberam algum diagnóstico como depressão, transtornos de ansiedade, entre outros, mas não só esses casos. Ela é muito benéfica e às vezes necessária para aquelas pessoas que têm alguma questão pessoal importante.

“Daniel, o que você chama de “importante”?

É importante se estiverem presentes as duas condições a seguir, essas duas condições são as que diferenciam uma patologia de um sofrimento normal:

  1. Sofrimento: em geral quando o sofrimento chama muito a atenção daquele que o tem é porque ele deixou de ser um sofrimento natural da vida, e se tornou patológico;
  2. Prejuízo: prejuízos emocionais, comportamentais, financeiros.
  3. Limitação do seu potencial: Esta terceira condição, que apesar de não ser patológica, pode levar as pessoas a vidas muito tristes.

A limitação no potencial pode ser percebida facilmente, em geral as pessoas a sentem como uma emoção sutil, uma sensação suave ou uma voz dizendo em nossa consciência: “eu posso fazer mais”, “Eu posso ser melhor”.

Outras pessoas percebem isso em si como um sentimento de vazio, uma sensação de que a vida está cinza, sem sentido, ou que se está girando em círculos e repetindo exatamente as situações que elas desejam evitar, como relacionamentos repetidamente infelizes, empregos onde não se realizam profissionalmente, repetidos altos e baixos financeiros, falências.

Essas sensações em geral são seguidas de ansiedade, por não saber como “fazer mais” ou diferente do que já se faz. A psiquiatria moderna considera apenas a primeira e segunda condições (sofrimento e prejuízo) para detectar um transtorno, (como a depressão, por exemplo) mas não ter um transtorno não é suficiente para sentir-se feliz ou realizado. Se você quer mais da vida talvez seja necessário olhar mais a fundo a forma como você pensa sobre a vida e sobre você mesmo.

A origem dessas dificuldades encontra-se muitas vezes em crenças profundas, por isso não são facilmente modificáveis por métodos menos profundos que a terapia por exemplo. As crenças que mantemos sobre a vida, sobre nós mesmos, e sobre como as “coisas devem ser” podem funcionar como verdadeiras ‘prisões’ que além de impedir nosso potencial de se manifestar, podem nos manter “andando em círculos” ou seja, repetindo situações dolorosas e infelizes.

A terapia cognitiva comportamental é uma excelente abordagem para esse tipo de dificuldade, com minha experiência e conhecimento posso ajuda-lo nesse sentido.

Aconselhamento Psicológico Presencial

O aconselhamento psicológico presencial é semelhante à terapia, a diferença é que ele é focado em uma questão específica como, por exemplo:

  • Dificuldades de falar em público,
  • Dificuldades de gerir as próprias finanças,
  • Estresse,
  • Sofrimento e dificuldades de relacionamento no trabalho,
  • Problemas de relacionamento,
  • Dificuldades conjugais, entre outros.

O Aconselhamento psicológico pode ser realizado presencialmente ou online.

ATENDIMENTO ONLINE

Também chamado de aconselhamento psicológico, na modalidade online as sessões são realizadas por Skype devem ser focados em uma questão específica como, por exemplo:

  • Dificuldades de falar em público,
  • Dificuldades de gerir as próprias finanças,
  • Estresse,
  • Sofrimento e dificuldades de relacionamento no trabalho,
  • Problemas de relacionamento,
  • Dificuldades conjugais, entre outros.

Assim como na modalidade presencial o sigilo é totalmente preservado.

Quer saber mais sobre nossos atendimentos?

Preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato com você.

Nossa Equipe

Melissa Fioravante

CRP 04/25126

Diretora

Daniel Vignoli

CRP 04/29463

Diretor