Ajude seus pacientes a progredirem e terem mais bem-estar na vida, utilizando técnicas eficientes para diminuir a procrastinação.

Como diferenciar a procrastinação crônica da preguiça?

Por que é tão difícil diminuir o comportamento procrastinatório do paciente?

Como a procrastinação afeta nossa saúde mental e física?

A procrastinação é a ausência de progresso!

A procrastinação diz respeito ao atraso de tarefas e decisões comumente associada a um sofrimento psicológico significativo. Como elemento chave há um atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão associado a vivência de desconforto psicológico e emoções desagradáveis como culpa ou vergonha.

Os procrastinadores têm como tema “se eu posso fazer amanhã, por que eu vou realizar hoje? ”, mas parece que não tem consciência que o amanhã vai chegar. E quando o amanhã chega as atividades ainda estarão lá para serem feitas, e muitas vezes ainda em maior quantidade, pois irá acumular as de ontem, as de hoje e as de amanhã, criando um hábito de bola de neve de atividades realizadas com pouco ou nenhum sucesso, levando a uma sensação de fracasso. Essa atitude é realizada no presente, mas pode estragar o futuro.

É um comportamento prevalente e considerado complexo por envolver componentes cognitivos, emocionais e comportamentais que fornecem ao procrastinador um conforto temporário diante de uma tarefa aversiva.

O comportamento procrastinatório é considerado relativamente difícil de ser modificado porque fornece um conforto temporário em um mundo cheio de demandas, incertezas e responsabilidades, sendo utilizado como estratégia de enfrentamento diante de tarefas aversivas. A associação do adiamento de determinada tarefa com algum tipo de bem-estar aumenta a propensão de repetir o comportamento novamente.

Estudo realizado pela Dra Sirois, Bisshop’s University, Quebec, indica que a procrastinação crônica pode tornar as pessoas mais vulneráveis a graves condições de saúde, como doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

A procrastinação pode ter um impacto significativo em todas as áreas da vida, incluindo nas relações afetivas, que se podem tornar tensas e conflituosas, sobretudo com os familiares e amigos mais chegados.

Fazer uma avaliação e intervir com conhecimento especifico sobre o tema procrastinação amplifica o foco do tratamento e aumenta o sucesso do processo terapêutico! 

A utilização da terapia cognitivo-comportamental tem sido considerada um paradigma dominante – quando comparado à outras abordagens psicoterápicas – no Brasil e no mundo. Mais de 500 estudos científicos demonstraram a eficácia da TCC para diversos transtornos. 

A primeira teoria a respeito da procrastinação sob a abordagem cognitivo-comportamental foi lançada
por Ellis e Knaus e ainda é usada nos dias de hoje.  Para eles, a hipótese principal da causa da procrastinação
são os medos irracionais de fracasso e, tendo isto em vista, referem seu estudo a procrastinadores que duvidam
de suas habilidades.

Este curso é imprescindível ao terapeuta que deseja utilizar estratégias eficazes para auxiliar aqueles indivíduos que se sentem prejudicados pelo manejo inadequado do comportamento procrastinatório.

 

A compreensão de como utilizar de maneira eficiente e segura a Terapia Cognitivo-Comportamental para ajudar pacientes procrastinadores, permitirá que os profissionais compreendam as possíveis origens do problema:

⏰ Pode existir uma preocupação excessiva das pessoas com a própria capacidade de fazer as coisas corretamente.

⏰ Outras atrasam tarefas porque não querem ter de realizá-las.

⏰ Ainda há aquelas que procrastinam porque não são organizadas.

⏰ E também aquelas que simplesmente não sabem por onde começar

O curso “Procrastinação e Terapia Cognitiva: avaliação e intervenção” apresenta uma forma organizada e eficiente de compreender, avaliar e intervir diante da procrastinação – apresentando uma bibliografia atualizada e as mais eficientes intervenções e técnicas para pensar e sistematizar o atendimento. 

Tais conhecimentos são fundamentais para os psicólogos e psicólogas que querem auxiliar os indivíduos a progredirem em seus projetos de vida e melhorarem seu bem-estar físico e mental Um dos pilares mais importantes para o profissional é a compreensão de que o comportamento procrastinador, ou seja, a forma como o indivíduo adia e atrasa as tarefas importantes é complexo e precisa ser trabalhado através de múltiplas estratégias. A paciência, tanto do paciente quanto do terapeuta, deve ser uma habilidade importante para gerar frutos, inclusive na relação terapêutica. Clarificar esse comportamento no processo terapêutico torna-se uma fonte importante de autoconhecimento e capacita de forma psicoeducativa as pessoas para comportamentos mais adaptativos e funcionais.

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Curso Online Procrastinação e terapia cognitiva: avaliação e intervenção

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Este curso é exclusivo para profissionais da área da saúde (de acordo com a resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998) e estudantes de psicologia. Ao se inscrever no curso, você afirma ser  aluno de psicologia ou profissional da área da saúde e ter lido e aceito o nosso Termos de Uso.

Além deste curso inédito, você receberá:

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*É necessário acessar a Hotmart para emissão do certificado. Ele estará disponível para download a partir do dia 11/11/2022. Para mais informações como funciona, clique aqui.

Esta formação oferece certificação válida em todo Brasil

O certificado deste curso é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres, que tem Base Legal o Decreto Presidencial Nº 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1º e 3º e Portaria Nº 008, de 25/06/2002  (publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27/06/2002).

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ATENÇÃO! ESTE CURSO NÃO É ADEQUADO PARA TODAS AS PESSOAS.

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CRP 04/25126

Eu sou Melissa Fioravante

Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Há mais de 14 anos atuo diretamente com atendimento clínico e supervisão clínica em psicologia, individual e em grupo.

Desde 2016, ofereço cursos de Extensão e Formação em Terapia do Esquema.

Sou professora e supervisora de estágio em diversas pós graduações e especializações em Terapia Cognitivo-Comportamental.

Por cinco anos, fui professora e supervisora de estágio de Ensino Superior da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá, Minas Gerais.

Sou sócia-fundadora e professora do Semente Cursos em Psicologia.

Somos referência no campo de ensino online no Brasil.

Desde então, somos mais de 1900 alunos inscritos!

Meu objetivo é desenvolver, capacitar e aperfeiçoar profissionais de psicologia e áreas da saúde através de um ensino de excelência e com metodologia diferenciada.

Amo meu trabalho! Fico satisfeita em saber que a profissão que escolhi permite ajudar muitos pacientes e familiares.

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