Formação de excelência para profissionais da área da saúde que buscam ferramentas para intervir no impacto emocional e comportamental, estabelecendo estratégias eficazes no tratamento relacionado a obesidade e transtornos alimentares.
Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas – 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, até 2025, aproximadamente 167 milhões de pessoas – adultos e crianças – ficarão menos saudáveis por estarem acima do peso ou obesas. Diante deste cenário, a obesidade vem sendo considerada um dos maiores problemas atuais na saúde pública.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2011), a obesidade e o sobrepeso se caracterizam por um excesso de acúmulo de gorduras que geram prejuízo à saúde. Ela é provocada por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios genéticos ou endócrinometabólicos.
A obesidade foi classificada como doença a partir de 2013 pela American Medical Association. Desde então, muitos estudos e pesquisas sobre obesidade e comportamento alimentar influenciaram outras entidades, incluindo a OMS, reconheceram a condição do excesso de peso como um problema crônico e complexo, com graves e preocupantes proporções mundiais, e que necessita de tratamento específico e de longo prazo.
A obesidade deve ser mais estudada porque é fator de risco para a saúde física e psíquica, sendo necessário dar especial atenção a crianças e adolescentes, como forma de evitar problemas futuros, visto que o corpo é objeto de várias formas de linguagens e padrões culturais.
Além das consequências clínicas da obesidade, problemas psicológicos e sociais também se correlacionam ao quadro, e se somam, ainda, à discriminação e preconceito. O estigma e o preconceito não contribuem para o tratamento e a redução dos índices de obesidade, e trazem diversas implicações negativas, como maior vulnerabilidade à depressão, baixa autoestima, ansiedade, compulsão alimentar e maior risco de suicídio.
Somando-se as questões de ordem comportamental e emocional da obesidade, encontramos profissionais com dificuldades de identificar pacientes com transtornos alimentares. Eles são problemas de saúde mental graves e complexos, com intervenções multidisciplinares no tratamento.
O aumento pela procura para tratamento nos consultórios de diversos profissionais das mais diversas áreas da saúde aponta a urgência de capacitações com excelência nesta área.
Além dos fatores genéticos associados ao início e manutenção da obesidade e dos transtornos alimentares, os fatores psicológicos e socioculturais são relevantes para gerar um ambiente facilitador para esses quadros.
A compreensão do funcionamento cognitivo, do impacto psicológico e das alterações emocionais envolvidas neste processo são fundamentais no atendimento destes pacientes, garantindo assim uma maior e mais eficaz prevenção e intervenção no tratamentos desses problemas.
A Terapia Cognitiva está sendo utilizada como forma de intervir no processo de emagrecimento e mudança no comportamento alimentar. Seu principal objetivo é ajudar o paciente a desenvolver estratégias e habilidades para que ele consiga não só perder peso, mas também manter os resultados que foram alcançados.
Diversos fatores estão ligados à dificuldade de perda, manutenção de peso e compulsão alimentar. O processo de alimentação envolve os seguintes gatilhos: biológicos, ambientais, cognitivos, emocionais e sociais. Por estar associado ao comportamento alimentar, a identificação destes gatilhos é de extrema importância para o início das intervenções.
Por essas e outras questões que é tão importante estudar mais sobre o assunto. Se você deseja entender melhor essas definições, descobrir mais sobre as áreas de atuação, estratégias e ferramentas que atuem com eficácia nesta queixa, se inscreva na Formação – Obesidade, Transtornos Alimentares e Bem-estar: Curso de Formação e se transforme em um expert sobre o tema.
O Impacto Psicológico da Obesidade e Emagrecimento
Alimentação Saudável
Terapia Cognitiva e Emagrecimento
Reestruturação Cognitiva
Estratégias de Regulação Emocional
Mindful Eating
Treino de Habilidades Sociais e Prevenção de Recaídas
Transtornos Alimentares
Relação Terapêutica
Princípios da Entrevista Motivacional
Modelo Transteórico de Mudança
Avaliação da Prontidão de Mudança
Manejo de Comportamento Exagerado
Avaliação para Cirurgia Bariátrica
Pré-Requisitos para a Cirurgia Bariátrica.
Avaliação Psicológica Pré-Operatória
Avaliação com Equipe Multidisciplinar
Riscos Psicológicos
Tipos de Cirurgia Bariátrica
Riscos e Complicações da Cirurgia Bariátrica
Cuidados Pós-Operatórios
Mudanças necessárias no pós operação
Transtornos Alimentares segundo o DSM-5- TR
Transtornos Alimentares mais comuns na clínica
Características comuns aos transtornos
A Imagem Corporal nos T. Alimentares
Crenças associadas aos T. Alimentares
As Distorções Cognitivas mais comuns
Traços comuns aos T. Alimentares
Possíveis Eventos Traumáticos na Infância
Escala de Compulsão Alimentar Periódica – BES (Binge Eating Scale)
Questionário sobre a imagem corporal (BSQ-34)
Tradução e validação do Eating Attitude Test (EAT-26) em adolescentes
28 Artigos científicos para ampliar seus conhecimentos
O certificado desta Formação é válido em todo Brasil e reconhecido na categoria de cursos livres, que tem Base Legal o Decreto Presidencial Nº 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1º e 3º e Portaria Nº 008, de 25/06/2002 (publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27/06/2002).
Psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental.
Especialista em Transtornos Alimentares, Avaliação para Cirurgia Bariátrica e Obesidade.
Formada em Terapia do Esquema.
Atuando há mais de 9 anos com atendimento clínico e 6 anos com supervisão em psicologia clínica.
Trabalhei por 4 anos em uma Clínica Multidisciplinar especializada em cuidados para pessoas com sobrepeso, obesidade ou Transtorno Alimentar.
Criadora do Projeto QuebraPadrão para pacientes clínicos que buscam emagrecimento com resultado efetivo.
Desde 2019 ofereço cursos de Terapia Cognitiva e inversões para Transtornos Alimentares e Obesidade.
Sou apaixonada pelo meu trabalho e muito grata por fazer parte do processo de transformação da vida das pessoas!
12 X R$ 54,32 OU 651,75 À VISTA
O PAGAMENTO PODE SER PARCELADO VIA CARTÃO DE CRÉDITO, PAYPAL E GOOGLE PAY
ATÉ 12 X R$ 64,81 /ANO OU 777,00 À VISTA
O Semente Cursos em Psicologia confia na qualidade dos cursos oferecidos à você!
Por isso, permite que você solicite o seu dinheiro de volta em até 07 dias caso não goste do curso ou ele não atenda às suas expectativas!