14 passos em terapia cognitiva

O passo-a-passo definitivo para você compreender seu paciente, atender em Terapia Cognitiva e destravar possíveis obstáculos do tratamento

Parece pretensão e até mentira! Como é possível que um curso de curta duração consiga ensinar a você o que é Terapia Cognitiva?

Bem, são mais de 10 anos oferecendo supervisão para alunos e profissionais de psicologia. Nesse período, pude reconhecer pontos-chaves de dificuldades, falta de compreensão e até mesmo obstáculos para dar continuidade no tratamento com o paciente.

Ao sistematizar esses pontos-chaves, baseada na minha experiência e na leitura de grandes obras da terapia cognitiva, organizei 14 pontos que devem ser avaliados, analisados e respondidos diante do estudo de caso de um paciente específico.

Esta é uma maneira eficaz para compreender os possíveis entraves e quais as soluções necessárias para que o atendimento funcione, tanto para o paciente quanto para o terapeuta.

Além dos seus princípios básicos e norteadores, a difusão da Terapia Cognitiva pelo mundo inteiro (sendo hoje uma das abordagens mais utilizadas entre os terapeutas) pode ser explicada por vários fatores:

– é uma abordagem baseada em evidências;

– apresenta um modelo de teoria em psicopatologia consistente com as descobertas atuais;

– oferece diversos protocolos de atendimentos para transtornos específicos, contribuindo para a compreensão do terapeuta sobre “o que fazer” no atendimento.

 

Mantendo a tradição de estudar a Terapia Cognitiva de forma organizada e estruturada, o Curso 14 passos em Terapia Cognitiva oferece uma forma definitiva de aplicar a TC, tanto na fase de avaliação quanto na fase de mudança.

Além disso, através dos 14 passos, você conseguirá compreender a importância da Conceitualização Cognitiva.

Muitos profissionais reconhecem a importância da Conceitualização Cognitiva para avaliar e definir as estratégias de intervenção do caso. Mas os mesmos acreditam que a Conceitualização é o “verdadeiro calcanhar de Aquiles” na TC! Isso atrapalha diretamente a prática e intervenção em Terapia Cognitiva e eu quero evitar que você se sinta desta forma!

A conceitualização não é a inimiga do terapeuta! Pelo contrário, é a forma mais eficiente para se alcançar o sucesso no atendimento!

Os 14 passos são a ferramenta necessária para que você nunca mais tenha dúvidas em como preencher a conceitualização cognitiva.

E é exatamente por causa desta forma equivocada de ver a terapia cognitiva como um conjunto de técnicas, apenas, que muitos psicoterapeutas acabam por procurar supervisão desesperadamente, pois:

✅  O atendimento não avança

✅ O paciente não parece motivado para continuar o processo terapêutico.

✅  Muitas sessões já ocorreram e o paciente não apresenta melhoras na queixa/comportamentos disfuncionais.

✅ O terapeuta não sabe o que fazer com as informações colhidas na avaliação.

Atender em terapia cognitiva parece fácil, mas não é.

Como diria Robert Leahy, importante teórico da TC:

“A terapia cognitiva não se reduz a técnicas: ao contrário, as técnicas nos permitem começar a terapia cognitiva.”

Leahy, R. (2006). Técnicas de terapia cognitiva: manual do terapeuta. Porto Alegre. Artmed.

O Curso 14 passos em Terapia Cognitiva apresenta uma forma organizada para pensar e sistematizar o atendimento. Desta forma, o terapeuta antecipa as possíveis dificuldades e complexidades do caso, evitando utilizar técnicas desnecessárias e ao mesmo tempo, motivar e aderir seu paciente no processo terapêutico.

O que você terá com esse curso?

2 Horas de conteúdo gravado

Material em pdf para acompanhar as aulas

Acesso ilimitado por 365 dias

Formulário de 14 passos

O investimento será de:

73,70 (NO CARTÃO OU BOLETO)

Apenas 6 X 13,56

ou R$ 67,00 à vista

Este curso é exclusivo para Psicólogos e Psiquiatras ou estudantes dessas duas áreas. Ao se inscrever no curso, você afirma ser psicólogo, estudante de Psicologia, psiquiatra ou residente de Psiquiatria e ter lido os nossos Termos de Uso.

ATENÇÃO! ESTE CURSO NÃO É ADEQUADO PARA TODAS AS PESSOAS.

Este curso NÃO serve para as seguintes pessoas:

SOBRE A PROFESSORA

MELISSA FIORAVANTE

CRP 04/25126

Mestrado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa História e Filosofia da Psicologia. 

Graduação pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Coordenadora do Semente Cursos em Psicologia.

Experiência na área de Saúde Coletiva e atendimento clínico na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, especificamente em Terapia do Esquema. 

Professora do Curso de Formação Presencial (2016 a 2018) e Online (a partir de 2019) em Terapia do Esquema, em Juiz de Fora/MG.

Professora em diversos cursos de pós-graduação em psicologia.

Atende pacientes em consultório particular e oferece supervisão em Terapia Cognitivo-Comportamental.

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